domingo, 5 de julho de 2009

Pensamentos Fernando Pessoa



As vezes ouço passar o vento;
e só de ouvir o vento passar,
vale a pena ter nascido.
Fernando Pessoa

Tenho em mim todos os sonhos do mundo
Fernando Pessoa



Quero para mim o espírito desta frase,
transformada a forma para a casar
com o que eu sou:
Viver não é necessário;
o que é necessário é criar.
Fernando Pessoa



Tudo vale a pena quando a alma não é pequena.
Fernando Pessoa

Haja ou não deuses, deles somos servos.
Fernando Pessoa


O meu passado é tudo quanto não consegui ser.
Nem as sensações de momentos idos me são saudosas:
o que se sente exige o momento; passado este,
há um virar de página e a história continua,
mas não o texto.

Fernando Pessoa


Sentir é criar.
Sentir é pensar sem ideias,
e por isso sentir é compreender,
visto que o universo não tem ideias.
Fernando Pessoa

O próprio viver é morrer,
porque não temos um dia a mais na nossa vida
que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela.
Fernando Pessoa


Precisar de dominar os outros
é precisar dos outros.
O chefe é um dependente.
Fernando Pessoa

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
Fernando Pessoa


Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo....
Fernando Pessoa

Considerar a nossa maior angústia
como um incidente sem importância,
não só na vida do universo,
mas da nossa mesma alma,
é o princípio da sabedoria.
Fernando Pessoa


Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los
e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade
às estrelas, nova beleza ao mundo
e maior amor ao coração dos homens.



Tudo que se passa no onde vivemos
é em nós que se passa. Tudo que cessa
no que vemos é em nós que cessa.
Fernando Pessoa

Nenhum comentário: